Famílias dos instrumentos musicais

Os instrumentos musicais são agrupados em famílias com base em como eles fazem sons. Em uma orquestra, músicos utilizam essas famílias na forma de seus instrumentos musicais. Mas nem todos os instrumentos se encaixam perfeitamente em um grupo. Por exemplo, o piano tem cordas que vibram, isso faz dele um instrumento de corda ou um instrumento de percussão? Alguns dizem que é os dois ao mesmo tempo!

Por isso você não deve considerar um instrumento de uma única família e não abrir disso, pois ele pode, sim, integrar outros agrupamentos musicais perfeitamente. Aliás, a variedade de um instrumento e seus sons é uma das coisas mais encantadoras nos instrumentos musicais.

Mas, claro, com sua mania de sempre dar nome e grupos a tudo, o ser humano não podia deixar os instrumentos sem uma organização. E essa organização é a família de cada instrumento. Veja quais são eles e seu integrantes:

Instrumentos

Metal

Instrumentos de metal são feitos de bronze, latão ou algum outro metal que faça som quando o ar é soprado para dentro. Os lábios do músico devem fazer um “zumbido”, como se fazendo um barulho “raspando” contra o bocal. O ar então vibra no interior do instrumento, que produz um som.

Instrumentos de sopro incluem trompete, trombone, tuba, trompa e corneta.

Percussão

A maioria dos instrumentos de percussão fazem sons quando eles são atingidos, como um tambor ou um pandeiro. Outros são abalados, como maracas, e outros ainda podem ser batidos ou esfregados, riscados, ou qualquer outra coisa que os faça vibrar, produzindo som no processo.

Instrumentos de percussão incluem tambores, címbalos, triângulo, carrilhões, tam-tam, tímpanos, sinos e xilofone.

Cordas

Sim, os sons de instrumentos de cordas vêm de suas cordas. As cordas podem ser arrancadas, como em uma guitarra ou harpa, inclinadas como com um violoncelo ou um violino, ou ainda atingido, como com um dulcimer. Isto cria uma vibração que provoca um som único.

Instrumentos de cordas incluem o violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa e dulcimer.

Madeira (ou sopro)

Instrumentos de sopro produzem um som quando o ar é soprado para dentro. Esse ar pode ser soprado através de uma borda, como acontece com uma flauta, entre um cano e uma superfície, como acontece com um clarinete. Ou ainda entre duas palhetas, como acontece com o fagote. O som acontece quando o ar vibra dentro, produzindo um dos mais belos sons de todos.

Instrumentos de sopro incluem flauta, flautim, clarinete, gravador, fagote e oboé.