Instrumentos – Família de cordas

Extremamente utilizados em nosso trabalho como músicos profissionais de coral e orquestra, a família das cordas é um componente essencial para o sucesso de uma apresentação musical, independentemente da origem do evento. cordas

Por que família das cordas? 

Sim, porque os sons dos instrumentos de cordas vêm de suas cordas. As cordas podem ser arranjadas, como em uma guitarra ou harpa; inclinada, como com um violoncelo ou um violino; ou atingido, como com um dulcimer. Isto cria uma vibração que provoca um som único.

Instrumentos de cordas incluem o violino, viola, violoncelo, contrabaixo e harpa.

A família de instrumentos musicais de cordas possuem instrumentos com corpos de madeira cujas costas e frentes são ligeiramente convexo. Os instrumentos da família do violino têm sido os instrumentos de arco dominantes por causa de sua versatilidade, brilho e balanço de tom, e sua ampla faixa dinâmica.

Harpa 

Um dos instrumentos mais antigos da humanidade, a harpa, especula-se, se originou dos arcos da caça, que ressoavam no contato uma com as outras.  A harpa é constituída pela caixa de ressonância, coluna, pescoço(s), cordas e por vezes, pedais ou levers (chaves/alavancas de semitom).

É um instrumento fundamental para a harmonia das orquestras.

Violino 

É difícil pensar em um violino e não associá-lo a uma orquestra ou coral. Trata-se do menor e mais agudo dos instrumentos da família das cordas, com timbre brilhante, estridente e, claro, agudo. Possui quatro cordas que vão da afinação mais aguda a mais grave: Mi5, Lá4, Ré4 e Sol3.

Na orquestra, o líder do naipe de primeiros-violinos é chamado de spalla. Após o maestro, é ele é o líder da orquestra. O spalla fica à esquerda do maestro, logo na primeira estante do naipe dos primeiros-violinos.

Violoncelo

O violoncelo é tocado normalmente com arco, em posição vertical ficando entre as pernas do músico.

É composto por quatro cordas que são afinadas em quintas. Primeira corda-Lá, segunda Ré, terceira-Sol e quarta Dó.

O violoncelo foi um instrumento fundamental na composição das peças de gênios como Ludwingvan Beethoven, Richard Strauss e Heitor Villa-Lobos.

Viola

Um dos mais populares instrumentos da família das cordas, conhecido por pessoas completamente leigas no assunto, pois seu pode ser ouvido com frequência, não somente em orquestras e corais, mas também em rodas de música popular, em concertos de jazz, rock e outros.

A Viola Erudita, um dos nomes pelos quais a viola é conhecida, é o instrumento que mais se assemelha com a voz humana, com timbre voz contralto.Com as sua quatro cordas afinadas em Lá, Ré, Sol, Dó, a viola possui um notável poder expressivo de acento mais suave, recolhido e melancólico.

Contrabaixo 

O contrabaixo é um cordofone, ou seja, é um instrumento com cordas friccionadas por um arco, e é tocado com os dedos.

Da mais aguda à mais grave, suas cordas possuem a seguinte afinação: sol2, ré2, lá-1, mi-1. Há também baixos de cinco cordas, possuindo uma corda mais grave afinada em si (ou, mais raramente, dó-2 ou lá-3) – sendo o dó3 o dó central do piano (numeração tradicional e não a de midi que seria dó4 o central).

Também é um instrumento da família das cordas integrado a vários tipo de concertos e shows de rock, jazz e outros.